segunda-feira, 4 de abril de 2011

Técnicas de culinária

Como Escolher Peixe





A menos que o peixe ainda esteja realmente vivo, ao comprá-lo, é importante observar alguns detalhes que indicam seu estado de conservação. De uma forma geral, o aspecto externo de um peixe fresco deve ser muito semelhante ao do peixe vivo. Aí estão algumas dicas importantes:
  • O corpo do peixe deve estar firme e resistente com o ventre normal, nem murcho nem inchado.
     
  • A rigidez cadavérica é um excelente indício de que o peixe morreu há pouco tempo, porém deve se observar se a rigidez não é devido a um congelamento anterior; na rigidez cadavérica consegue-se dobrar o peixe após algumas tentativas, no peixe congelado isso não é possível.
     
  • O olho do peixe deve estar brilhante com a pupila escura e a íris branca ou amarelada, olhos esbugalhados e turvos indicam deterioração.
     
  • As brânquias devem estar vermelhas ou rosadas e úmidas; a coloração pálida e o aspecto viscoso indicam deterioração.
     
  • O peixe deve apresentar um cheiro normal de maresia; o cheiro ácido ou azedo indica normalmente o início do processo de deterioração.
Como TIRAR A PELE DO TOMATE


 

Escolha tomates bem maduros e bonitos.

Lave-os bem lavados e faça um corte em cruz não muito profundo na base de cada um, o suficiente para cortar a pele do tomate, sem cortar a polpa.

Coloque uma boa quantidade de água para ferver em uma panela e escalde os tomates nessa água mergulhando-os por meio minuto.

Retire os tomates da água fervendo e transfira para uma vasilha com água com muitos cubos de gelo. Deixe os tomates na água fria por aproximadamente um minuto e retire.

Com uma faca de ponta, retire cuidadosamente a casca de cada um dos tomates, puxando pelas da pele no corte em cruz.


Depois, corte cada um deles em quatro e retire as sementes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário